E-commerce
A Quirós Gourmet, empresa especializada na produção e comercialização de carne de cordeiro, decidiu dar um importante passo para o seu crescimento lançando um e-commerce nas versões desktop e mobile. A Tonus foi a agência escolhida para ajuda-los nesse desafio.
A primeira etapa foi estruturar as sessões da loja e os produtos que seriam comercializados, já que além da carne de cordeiro a empresa possui outros produtos em seu portfolio como azeite, acessórios culinários, geleias, molhos e especiarias.
Em seguida foram definidos os meios de pagamento e as formas de frete.
Com base nessas informações, desenvolvemos um primeiro protótipo utilizando Illustrator e Invision para testar se os produtos estavam bem acessíveis, com informações claras e objetivas e se o fluxo do checkout estava simples de ser finalizado.
Após validação do protótipo, iniciamos o desenvolvimento dos elementos de interface.
O público-alvo da empresa pertence as classes A e B, tem idade entre 30 e 50 anos e já possui o hábito de fazer compras online. Por esse motivo, procuramos desenvolver um layout limpo e elegante, deixando que o grande destaque fique por conta das fotos dos produtos. A paleta de cores foi criada a partir da identidade visual da empresa com tonalidades suaves e alinhadas com o conceito de elegância que gostaríamos de passar.
Na fase de desenvolvimento tivemos três desafios: manter a loja acessível e com o fluxo de compras intuitivo para mobile, disponibilizar dois formatos de pagamento (PagSeguro e depósito bancário diretamente na conta da empresa) e criar regras de frete específicas, já que a empresa atende, por enquanto, apenas a cidade de São Paulo e algumas cidades do interior do estado.
Com relação aos meios de pagamento, ao optar pelo depósito em conta, o cliente tem um desconto no valor final. Por esse motivo, decidimos adicionar essa informação na descrição do produto, logo abaixo do preço final.
Quanto ao frete, na cidade de São Paulo as entregas são feitas por motoboy por intermediação de uma startup chamada Loggi. Foi feita uma integração com o webservice deles e antes do fechamento da compra o cliente já sabe quanto vai pagar pelo frete e qual será o prazo da entrega.
Para as cidades do interior atendidas pela Quirós, a entrega é feita pelo próprio veículo da empresa, com valor e prazos pré-fixados.
Também foi desenvolvida uma área administrativa, 100% personalizada para o negócio e com os seguintes recursos:
Além disso, o e-commerce conta com um sistema de envio de mensagens via e-mail marketing para cada principal ação do consumidor dentro da loja: cadastro, troca de senha, compra realizada e mudança de status da compra (ex.: pagamento aprovado, produto enviado para entrega, cancelamento, etc.).
Para o lançamento, além de divulgação nas mídias sociais da empresa (Facebook e Linkedin), desenvolvemos também uma campanha no Google AdWords.
A campanha foi veiculada por 5 meses consecutivos e colaborou consideravelmente para o aumento de visitas na loja, posicionamento orgânico no Google e número de conversões.
Em abril desse ano a campanha foi retomada e veiculada por mais seis meses com resultados ainda mais expressivos.